quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto de Vida

“As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as mesmo assim. Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso mesmo assim. O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem mesmo assim. A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto e franco mesmo assim. Aquilo que você levou anos para construir pode ser destruído de um dia para o outro. Construa mesmo assim. O pobre tem verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns podem ofendê-lo se você os ajudar. Ajude-os mesmo assim. Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor mesmo assim. Veja que no final das contas, é entre você e Deus. Nunca foi entre você e as outras pessoas”.
    
Às vezes, quando assisto a um filme, leio um livro ou uma poesia, gosto de compartilhar as cenas e frases que ficam na memória. Hoje à noite, reuni a família para assistir a vida de Madre Teresa de Calcutá. Que belo exemplo de abnegação e dedicação aos mais pobres dos pobres. Se fossem se deixar levar pelo pensamento da maioria, se fossem desistir nas primeiras dificuldades, se fossem aceitar as intimidações dos preconceituosos, pessoas como Madre Teresa nunca teriam levado adiante os seus projetos. Mas a grande a verdade é que todas as ações que fogem dos padrões individualistas da sociedade comum, sempre são taxadas de interesseiras e vistas como sendo promoção pessoal. Pior ainda é quando envolvido nessas ações existe alguém que exerce uma função política.
     
As pessoas desconfiam, julgam e denunciam. Pode até parecer que não, mas é natural que alguém que você tenta ajudar, leve você à justiça comum. Portanto quem se dispõe a ajudar alguém não pode ter medo do que os outros dizem nem se intimidar com as forças contrárias. Para alguém que se propõe a fazer o bem comum não existe tempo para o medo ou dúvida. O importante é fazer! 
     
Uma das cenas marcantes de “Madre Tereza” foi a repercussão da descoberta de  uma grande doação em dinheiro que seu orfanato recebeu veio de um empresário corrupto. Ao entrevistá-la, o repórter pergunta se ela estava preparada para devolver todo aquele dinheiro. Madre Teresa simplesmente mostra as crianças do orfanato e diz: “O dinheiro doado está aqui, nessas crianças, pode levá-las”. Ela não teria como saber sobre a origem do dinheiro doado, no entanto, esse episódio foi apenas um entre tantos outros que poderiam fazê-la desistir. Para estar dentro das normas da sociedade, ela teve mesmo que tomar as devidas providências legais, criar uma organização não governamental, ver destruído o trabalho feito por falta de uma autorização municipal e recomeçar sempre com um sorriso.   
    
Todos os dias surgem à nossa frente pessoas dispostas a fazer o bem, ajudar os mais pobres dos pobres promovendo o resgate da dignidade humana. No seu encalço sempre existirão pessoas criticando, julgando, denunciando, dizendo que é promoção pessoal. Tudo isso é parte da história. Quem tem a consciência tranquila segue em frente, na certeza de que Deus precisa de instrumentos, que queiram ser lápis para escrever sua história aqui na Terra.   
     
Pra finalizar quero lembrar o trecho de uma música do Padre. Zezinho que marcou minha adolescência: “Eu venho aqui pedir perdão, se por acaso mereci, sofrer tamanha ingratidão quando eu pensei sempre ajudar. Mas quem não entendeu fui eu, que se esqueceu quem foi Jesus, que fez um bem maior que o meu e mesmo assim morreu na cruz”. Quem tem um projeto de vida faz acontecer. Não importa o que os outros digam ou pensem, pois no final das contas “é entre você e Deus, nunca foi entre você e as pessoas”. 
    

Nenhum comentário: