quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

IV Feira Sul Mineira de Economica Solidária


 Acontecerá nos dias 09, 10,11 e 12 de dezembro em Passos, a 4ª Feira Sul Mineira de Economia Solidária, evento que vai reunir artesãos, agricultores familiares, apicultores, artistas, catadores de papel e trabalhadores reunidos em associações, cooperativas e grupos informais de todo o sul de Minas.
    

Já faz um bom tempo que tenho acompanhado a organização dos trabalhadores em Economia Solidária. Descobri o tema durante uma greve dos trabalhadores da indústria de alimentos. Na época, fiquei sabendo que na cidade de Franca, alguns empregados assumiram a gestão de uma empresa que estava à beira da falência e conseguiram recuperá-la. Anos depois, participei do 1º Encontro Estadual “Lixo e Cidadania” em Belo Horizonte. 
    
No encontro ouvi uma fala que mudou minha maneira de olhar as pessoas e a vida. Era Dona Geralda, catadora de papel da Asmare (Associação dos Catadores de Papel de BH). Dona Geralda dizia que morou com sua família durante 25 anos debaixo dos viadutos da capital mineira e sempre era acordada com os jatos d água do pessoal da limpeza que os eliminava do local.
    
Certo dia, ela foi abordada pelos agentes da Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH. E ela relatava a fala de uma agente: “A senhora sabe que cada tonelada de papel que a senhora recolhe são 25 árvores que deixam de ser cortadas?” E dona Geralda respondeu: “Puxa, então quantas florestas já preservei em toda minha vida?”. Depois de dar iniciar aos trabalhos da Asmare, Dona Geralda foi à ONU (Organização das Nações Unidas) receber um prêmio de preservação ambiental. Dos viadutos de BH para a ONU. Hoje, Dona Geralda dá cursos para prefeitos do Brasil inteiro sobre a importância da organização dos serviços de limpeza urbana e inclusão social. Já tive orgulho de receber Dona Geralda em minha casa. Pessoas como ela dão mais sentido à nossa passagem pelo planeta Terra.
     
Dona Geralda não ficou sozinha, se reuniu com catadores de BH na Asmare. Aqui em Passos, há dez anos criamos a Cocares e uma parte dos catadores de Passos está organizada. Essa é a tal da Economia Solidária, um grupo de pessoas se une para ganhar o seu sustento através do trabalho, partilhando valores como a cooperação, solidariedade e autogestão. 
    
Não é nada fácil implantar a     Economia Solidária. É preciso abri mão do individualismo e da competição insana do capital que incentiva o lucro acima da vida. A Economia Solidária exige mudança de cultura e hábitos. É mesmo um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio. 
     
Em 2010, a Economia Solidária foi tema da Campanha da Fraternidade com o lema: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. A 4ª Feira Sul Mineira de Economia Solidária é fruto concreto de uma sociedade diferente que começa a ser construída no sul de Minas. Já foram realizadas três feiras: Alfenas, Varginha e Pouso Alegre. Chegou a vez de Passos receber essa gente que trabalha e produz coletivamente e que faz desse trabalho coletivo o sustento de suas famílias, chegou a hora de Passos valorizar os seus artesãos, agricultores, pasteleiros, moveleiros, apicultores, catadores, artistas e toda essa gente que faz acontecer uma economia que cresce junto com a vida.
     
As inscrições para a 4ª Feira Sul Mineira de Economia Solidária estão abertas na Secretaria Municipal de Assistência Social até o dia 16 de novembro. Para maiores informações sobre como participar e contribuir para a realização da Feira, basta ligar ou enviar um e.mail para: semas@passos.mg.gov.br ou 35-3522-7446.           

Nenhum comentário: