quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Passos tem fome


Em 1993 fui convidado a filmar o mapa da fome e da miséria em Passos. Aceitei a proposta desde que pudesse abordar as causas da fome e da miséria. O pessoal não concordou porque isso poderia afastar algumas pessoas que iriam contribuir doando alimentos para a Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria. Tarefa difícil! Mesmo assim topei porque para transformar alguma coisa é preciso sensibilizar a sociedade e os poderes públicos e aí a gente tem que abrir mão de alguma coisa. Filmadora na mão, cheguei à rua do Valinho e encontrei um jovem, morador do local, ao qual propus que ele retratasse a realidade em que vivia. Ele também topou, iniciamos o filme na sua casa, nos vizinhos e depois fomos a outros locais como o Novo Horizonte e Rocinha. O filme ficou melhor do que qualquer coisa que eu pudesse elaborar. Retrato fiel da realidade. Muita gente ficou sensibilizada e ajudou na campanha de arrecadação de alimentos.
        
A iniciativa do Betinho (Herbert de Souza) mudou consciências. Betinho e Dom Mauro Morelli foram os formuladores do Programa Fome Zero.  O Programa Bolsa Família tem distribuído renda e contribuído para girar a economia e gerar trabalho. Muitas ações significativas vêm acontecendo nas cidades e no nosso país, mas ainda é preciso continuar mudando.
      
Hoje, a cidade de Passos dá passos importantes para a organização da política de segurança alimentar no município: a criação do CONSEA, Conselho de Segurança Alimentar. O momento é de união de esforços entre a sociedade civil e o poder publico.   
O Brasil já acreditou que comida era recompensa e privação era fruto da preguiça, castigo divino. Em 1946, o cientista pernambucano Josué de Castro, desarmou o movimento conformista: “Fome é flagelo criado pelo homem contra o homem”. O desafio do Consea é tratar a alimentação não como sendo uma questão religiosa, de piedade ou assistencialismo. A alimentação não é uma questão de caridade é uma questão de justiça. Não se pode dizer que é favor ou caridade se aquilo é direito da pessoa.
       
A criação do Consea em Passos abre caminho para uma grande mudança de atitude e consciência. Só pra se ter uma idéia, a lei 11.947, prevê que 30% da alimentação escolar deve ser abastecida pela agricultura familiar. Essa lei convoca a agricultura familiar para ser a grande produtora de alimentos saudáveis, adequados e solidários. A segurança alimentar é uma questão de educação! As escolas devem incluir em seu currículo a educação alimentar e nutricional, teórica e prática. Outra ação importante do Fome Zero é o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos que propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados. 
        
Aqui em Passos temos desenvolvido a experiência da Casa Solidária que está oferecendo oportunidade às pessoas que querem sair das ruas. A horta, além de ser uma das mais saudáveis terapias, garante renda e alimento da melhor qualidade, garante auto-estima, dignidade. Na pequena experiência da horta da Casa Solidária é possível vislumbrar a sustentabilidade. Grandes ações podem ser realizadas a partir da participação coletiva, da ação conjunta entre a sociedade e a prefeitura.
      
Passos tem fome de ações coletivas e solidárias que possam transformar a nossa realidade. O Consea tem como missão ser um espaço democrático de referência no controle social das políticas e ações publicas com vistas à garantia do direito humano à alimentação adequada e ao desenvolvimento sustentável. O Consea é mais um instrumento criado para garantir direitos e gerar cidadania, valorizando a ética, igualdade, solidariedade, responsabilidade, competência e transparência. 

Nenhum comentário: