quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

IV Feira Sul Mineira de Economia Solidária: Integração e Fortalecimento



É difícil descrever a emoção que tomou conta de todos, expositores, visitantes e apoiadores,  durante os quatro dias da IV Feira Sul Mineira de Economia Solidária realizada na Praça Geraldo da Silva Maia em Passos. Repleta de tendas vermelhas, a praça se tornou uma aldeia onde reinou o espírito de solidariedade, calor humano e integração que, na prática, traduz os princípios da economia solidária.
   
Esse ambiente era tão bom, que o pessoal que chegava de longe para expor seus produtos, vindos das associações de artesãos de Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Andradas, Carmo do Rio Claro, Itajubá, Caldas, Formiga, Santa Rita do Sapucaí, São José da Barra, Lambari, Conceição do Rio Verde, Areado, Fortaleza de Minas, Alfenas e Boa Esperança e produtos da agricultura familiar de Córrego Fundo e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Guapé e Campo do Meio, quis antecipar o inicio da Feira para a tarde do dia 09. Na manhã do dia seguinte todos estavam lá, na Casa da Cultura, para a oficina de capacitação que despertava a vontade de se formar uma base solida para quem faz a economia solidária. Na praça, as pessoas que já aguardavam a reabertura das barracas. A Abertura oficial acontecia com a apresentação da garotada do Capp, Centro de Aprendizagem Pro-Menor de Passos. Um verdadeiro show cultural. 
    
O ir e vir das pessoas visitando as tendas, apreciando o belíssimo artesanato do sul de Minas era mesmo impressionante. Tudo muito lindo e de qualidade. Todos os expositores elogiavam a hospitalidade do povo passense. Cada pessoa que visitou levou a melhor impressão da hospitalidade passense. Tudo foi perfeito: atendimento, hospedagem, alimentação, transporte e sonorização. 
       
No calorão dos quatro dias, em que a chuva deu uma trégua para que a feira acontecesse, o que não faltou foi água para o pessoal das tendas. A Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social fez plantão na praça para que nada faltasse.  As barracas de Pastel, Pamonha, Pão de Queijo e Doces compuseram a Praça de Alimentação e ficaram lotadas. Os brinquedos, os outros produtos que sempre ficam ali na praça completavam o lazer das crianças e da família.  Nada foi alterado e  a harmonia tomou conta da Praça do Rosário. As famílias podiam passear sem preocupação. Pais e filhos, amigos se encontrando, sorriso no rosto, paz no coração. A praça voltou a ser.
      
As apresentações culturais foram o show à parte. Brilhante abertura com a garotada do Grupo de Dança Space Dancy e demais alunos do CAPP (Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos). A dupla sertaneja Bruno César e Tiago, grande revelação passense. Babe Grilo fez uma bela apresentação da mais genuína Música Popular Brasileira. O Grupo de Seresta Nossa Senhora da Penha encantou e emocionou a platéia dando um verdadeiro show com quase duas horas de seresta. Alex Souza (cantor passense) e Diko Califórnia (artesão e cantor) de Pouso Alegre, o Terno de Moçambique da Coroa do Menino Jesus e a Folia de Reis da Coroa de São Benedito representando o folclore e encerrando a Banda Abduz Idduz fez o show da tarde com muito pop rock da maior qualidade. 
      
Foram realizadas duas oficinas de capacitação abrangendo o conceito, organização legal de empreendimentos, centro publico de economia solidária. As oficinas foram organizadas pelo IF Sul de Minas, Sebrae e Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária.  Indicações importantes como a estruturação das regionais do Fórum Sul Mineiro, (Itajubá, Pouso Alegre, Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e Passos), a realização de Feiras Regionais, a necessidade de promover  formação e capacitação,  implantação das leis municipais, a participação no Conselho Estadual e no movimento nacional, mostram que a Economia Solidária saiu fortalecida.

Nenhum comentário: