quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eleitorildo


Manhã de sábado, Eleitorildo sai para um passeio na praça central da cidade. De longe ele avistou, nas proximidades do semáforo, aquela verdadeira muvuca, parecia final de copa do mundo. Ficou pasmo diante de tanta gente segurando bandeiras nas esquinas. “Hei psiu! Pra quem você está segurando essa bandeira ai?.  E a moça respondeu com um ar de cansaço: “Sei não, o que me interesse é que eu preciso do dinheiro”. Um pouco de conversa e Eleitorildo descobriu que a pessoa que segurava a bandeira nem votava no candidato que estava pagando o serviço. Na verdade, muitas pessoas trabalham como cabos eleitorais em época de eleição, apenas e tão somente por causa do dinheiro que recebem. A maioria nada sabe sobre a história do candidato que divulga. É apenas um “toma-lá, da-cá”. O que importa é divulgar.
    
Eleitorildo ficou pensando no verdadeiro balcão de negócios instalado no período eleitoral.  Quantos milhões de reais gastos naquela parafernália toda. De onde vem esse dinheiro? Quem paga por isso, antes e depois da eleição? 
    
Raciocinar provocava uma revolução na mente de Eleitorildo. De repente, passam os cabos eleitorais entregando panfletos e ele pegou um por um.  Chegando em casa, decidiu pesquisar a história dos candidatos, queria saber se era verdade o que estava escrito no panfleto. Eleitorildo criava coragem para desvendar os mistérios que levam uma pessoa a estar no poder. Dedicou um bom tempo avaliando cada nome. Caso a caso ele vinha correndo contar suas descobertas, discutia com outras pessoas, questionava. Começava a entender que não bastava votar porque o candidato era bonzinho. Aprofundava cada vez mais sobre a vida pregressa, os projetos defendidos, a fidelidade partidária,  os apoios recebidos, os recursos investidos. 
    
Ao aprofundar nas pesquisas, Eleitorildo descobriu que existem bons e maus políticos, que existe política e politicagem. Os bons políticos não precisam gastar muito dinheiro nas campanhas porque tem bons serviços prestados à população. Os maus políticos acabam gastando mesmo muito dinheiro para tentar reverter a imagem desgastada ou tentar passar uma outra imagem que não existe. Os bons políticos procuram conscientizar os eleitores, os maus políticos se aproveitam da falta de consciência. Os bons políticos são sinceros nas suas falas, consideram as pessoas, os maus políticos enrolam, usam as pessoas. Os bons políticos administram para a coletividade, os maus políticos administram para o seu grupo político, para sua família e seus amigos. Os bons políticos pensam na próxima geração, os maus políticos pensam na próxima eleição. 
    
Nas suas pesquisas, descobriu também um verdadeiro contingente de eleitores que escolhem seus candidatos em troca de favores, cirurgias, cestas básicas, sacos de cimento.  Aí refletiu que eleição é tempo de bons e os maus eleitores escolherem entre bons e maus políticos. De certa forma, tal conclusão chegou a ser difícil pois teve que repensar inclusive as suas próprias posturas e atitudes como eleitor. Nunca tinha pensado que alguma vez pudesse ter votado de maneira errada. Como votar então? Quais são os critérios para escolher um candidato? Descartou de vez qualquer hipótese de votar em branco pois isso só beneficiaria os políticos que compram votos.    
    
Consciente, o eleitor Ildo voltou à praça central e viu o pessoal nas esquinas balançando as bandeiras e já não ficou tão assustado. Mineiramente, ele começou a dizer aos eleitores que passavam para que pesquisem a história dos candidatos, que não troquem o voto por nada, ressaltando que o voto não tem preço, tem consequência. Afinal de contas, após o curto período de três meses que antecede as eleições é através do nosso voto que o político estará lá definindo os rumos de toda uma sociedade. Escolher através do voto é a maior responsabilidade dada a um cidadão.

Nenhum comentário: