quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CRAS Novo Horizonte


Sempre tive o sonho de poder realizar algo para transformar a realidade das localidades mais pobres de minha cidade. Há muito tempo gosto de andar, propor iniciativas, conversar com os moradores de regiões como o bairro Novo Horizonte, Rua Imaculada Conceição (Valinho) e a popular Rocinha.
   
Na minha juventude, gostava de ver o nascer do sol no alto da Igrejinha de São Francisco. De um lado a cidade que crescia, do outro lado, ao pé do morro, a simplicidade do povo trazia marcas questionadoras. Quem dividira a cidade assim, entre ricos e pobres? O sol se punha e eu pensava em escrever um livro sobre o tema. Não deu em nada, mas continuei a acompanhar a vida dessa gente humilde. O sentimento se expressava na musica do Vinicius de Moraes. “E aí me dá uma tristeza no meu peito, feito um despeito de eu não ter como lutar e eu que não creio peço a Deus por minha gente, é gente humilde que vontade de chorar”. 
    
É bom ter cuidado com aquilo que a gente pede em oração, pois pedido atendido, compromisso assumido. A servir como instrumento de transformação cá estou, Secretário Municipal de Assistência Social. O nome do cargo é extenso e o serviço e os desafios são muitos. Melhor é que Deus não deixa mesmo a gente sozinho, sempre manda alguém, uma boa equipe, pra te ajudar a colocar a mão no arado e não olhar pra trás.   
      
Na próxima quinta-feira, 28 de outubro de 2010, nossa Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social vai inaugurar o CRAS III, Centro de Referência de Assistência Social, no bairro Novo Horizonte em Passos. O Cras é uma unidade publica estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O Cras atua como a principal porta de ent4rada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e é responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.  
      
A implantação do CRAS III traz uma série de mudanças na promoção da política de assistência social em nossa cidade. Acaba o “Plantão Social” que até então era feito na sede da Secretaria. Os serviços são ofertados no Cras I, na rua Pitangui, bairro Penha, que já tem uma extensão na região dos Valinhos, Cras II, rua Guaporé, no Santa Luzia e no Cras III, no Novo Horizonte. 
Cada Cras tem uma equipe técnica formada por um coordenadora, assistente social, psicóloga e educadores sociais.  O principal serviço ofertado pelo Cras é o serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (Paif) cuja execução é obrigatória e exclusiva.      

Este consiste num trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Nos Cras, as famílias em vulnerabilidade são recebidas e atendidas através de diversos procedimentos (entrevista, visita domiciliar), são realizadas palestras educativas e oficinas, grupos de convivência de crianças, adolescentes e idosos, , o acesso aos documentos civis e benefícios fundamentais para o exercício da cidadania, o encaminhamento para os programas socioassistenciais, o acesso aos direitos sociais e à informação, buscando sempre o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 
     
Junto ao Cras III já iniciamos dois novos núcleos do ProJovem adolescente em Passos. Agora são seis núcleos oferecendo cidadania aos nossos adolescentes. O Cras é prevenção social e promoção da família, é uma verdadeira revolução social silenciosa.
    
No ano passado, tivemos a oportunidade de receber o Ministro Patrus Ananias para a inauguração da nova sede da Secretaria, do Creas e do ProJovem na Penha. Na inauguração do Cras Novo Horizonte teremos o privilégio de receber a Ministra Márcia Lopes. Rompendo com o assistencialismo, promovendo o ser humano.
    

Nenhum comentário: